Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.

8 razões para incluir chá mate na sua rotina! Por nutricionista Fábio Bicalho

Muito tradicional no sul do país, a erva-mate, também conhecida como cogonha ou simplesmente mate, é usada no preparo de tererê e chimarrão. Por lá, é impossível conhecer um local que não ame a bebida, além do tradicional chá. Herança dos colonizadores ibéricos, a erva-mate é grande aliada do funcionamento do organismo.

O chá mate pode ser consumido todos os dias, exceto por pessoas hipertensas ou com problemas cardiovasculares. Para prepará-lo é só deixar a erva em infusão durante quatro minutos em água quente antes de ela ferver e ingerir em seguida. Mas atenção: os chás prontos nem sempre trazem os mesmos benefícios porque são adicionados conservantes, corantes, açúcar e até mesmo outras partes da planta.

 

Confira a seguir 8 razões para incluir o chá mate na sua rotina alimentar:

1. Ajuda a emagrecer: As substâncias presentes na erva mate tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura e a perda de peso.

2. Reduz o colesterol: A bebida ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar a quantidade de colesterol bom (HDL). Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) constatou que o consumo do chá representou uma redução de 15% no colesterol nos pacientes observados.

3. Poderoso antioxidante: Muito usada no universo dos cosméticos para ajudar a proteger a pele, a erva é rica em antioxidantes, especialmente o ácido clorogênico, que atua na diminuição da oxidação celular. Beber o chá também ajuda a eliminar os radicais livres.

4. Protege o coração: Como é rico em antioxidantes e ajuda a reduzir o colesterol ruim, o chá mate também é um grande amigo da saúde do coração. Os polifenois presentes na erva atuam na prevenção de doenças cardiovasculares.

5. Protege os pulmões: A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também realizou pesquisas com a erva mate e constatou que ela é capaz de proteger os pulmões contra a fumaça de cigarro. Além disso, é rica em vitaminas e nutrientes, que beneficiam as funções pulmonares.

6. Melhora a digestão: Rico em nutrientes como metilxantina, teofilina e teobromina, o chá também dá aquela mãozinha na hora da digestão, principalmente porque estimula a produção da bile.

7. Estimula a mente e o corpo: como é rica em cafeína, a bebida é grande aliada de quem deseja ter mais disposição física e mental durante o dia. Contudo, é importante ressaltar que a ingestão de cafeína não é indicada à noite porque pode causar insônia.

8. Retarda o envelhecimento: Por ser rica em antioxidantes, a bebida promove uma desaceleração natural do envelhecimento.

***

Dr-Fábio-Bicalho_perfil-BC1-411x62012Por Fábio Bicalho: Nutricionista Clínico e Funcional. Formado em Nutrição Clínica pela UNESA/RJ, Pós-Graduado em Nutrição Funcional pela UNICSUL/SP.  Supervisor em Segurança de Alimentos diplomado pelo Instituto de Hospitalidade, no Rio de Janeiro, e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e Consultor em Nutrição Corporativa.

Onde encontrá-lo!

Brasília: Maison Darcy Bicalho: SHIS QI 03 CL Sala 208 A – Ed Medical Plaza – Lago Sul | Tel.: (61) 3366-2208 | 3365-1518
Rio de Janeiro: Clínica Dra. Leda Villas Boas: Rua Carlos Góis 375, sala 103 – Leblon | Tel.: (21) 2274-7331
www.fabiobicalho.com.br
www.drfabiobicalho.blogspot.com
www.facebook.com/drfabiobicalho | Instagram: @drfabiobicalho

Comentários

Comentários

Confira também

dúvidas-cafeína-fabio bicalho - nutricionista-

Nutricionista Fábio Bicalho tira as dúvidas sobre o consumo de cafeína 

O consumo de cafeína ainda gera muitas dúvidas. Afinal, ela é vilã ou mocinha? Sem ...