Acúmulo de gordura no abdômen e o risco de doenças cardiovasculares – Por Dra. Luciana Granja – Performance Humana e Emagrecimento

Olhe-se no espelho e observe se sua circunferência abdominal cresceu. Se a resposta for positiva, comece a repensar seu estilo de vida. O resultado dessa medição traz maiores implicações do que qualquer preocupação com a estética.  Isso porque o acúmulo excessivo de gordura no abdômen apresenta um maior risco de doenças cardiovasculares, seja em homens ou mulheres.

A gordura acumulada nessa região – até mesmo em pessoas fisicamente ativas e sem sobrepeso, também pode favorecer o risco de desenvolver distúrbios graves. Chamada de gordura visceral, pois se acumula ao redor dos órgãos abdominais — é metabolicamente ativa e tem sido fortemente ligada ao risco para uma série de doenças graves, incluindo as cardiovasculares, cânceres e demência.

O ideal é medir a região abdominal para saber se os valores de RCE (relação cintura-estatura) estão em níveis normais. Para calcular é fácil: a RCE estabelece que a circunferência da cintura deve atingir, no máximo, a metade da altura, ou seja, uma mulher com 1,60m não poderá ter mais que 80 cm de cintura. A partir daí, já é considerado um indício de risco metabólico, cardiovascular e cerebral. Neste último caso, o tamanho da barriga também está relacionado com o cérebro. Uma pesquisa apontou que existe uma correlação entre a obesidade abdominal e a redução do volume da massa cinzenta.

Todas as pesquisas, portanto, levam a uma questão principal: como eliminar a gordura abdominal e, ainda mais importante, como evitar o acúmulo? Não há fórmula mágica para isso. É preciso trabalhar junto com seu médico, para criar um protocolo de emagrecimento, que inclui prescrição de suplementos, redução de calorias, alimentação funcional, além da prática de exercícios físicos e outras recomendações clínicas.

 

***

Por Dra. Luciana Granja: Medicina Integrativa, Performance Humana e Emagrecimento. Médica com especialização em pediatria e cardiopediatria. Comanda sua própria clínica, na Barra da Tijuca, com foco em tratamentos que emagrecem de forma saudável por meio de um equilíbrio de vitaminas e minerais.

Onde encontrá-la:

Rio de Janeiro: Rua senador Rui Carneiro, 301, Sala 201 Cob. 302 – Recreio. Tel.: 2480-8075 | 2490-0293

São Paulo: Av. Jurema, 380 – Moema

Mato Grosso do Sul: Gastrocor – Rua Munir Thomé, 682 – Centro – Três Lagoas. Tels.: (67) 3522-5847 | 3522-8602

WhatsApp para marcação de consultas: (21) 99762-8042 E-mail: luciaped@ig.com.br

www.dralucianagranja.blogspot.com.br

Comentários

Comentários

Confira também

Estresse e Obesidade: Dra. Luciana Granja, médica especialista em emagrecimento no Recreio, explica os problemas dessa combinação perigosa

Tem uma palavra que está na mira de especialistas e pesquisadores ao redor do mundo: ...