Alopecia Areata: conheça a queda brusca de cabelos e seu tratamento – por Dra. Ana Carolina Barreto Ferreira

Uma falha pontual nos cabelos, com formato geralmente arredondado, que vai ficando cada vez maior: a alopecia areata é uma doença inflamatória, não contagiosa, que pode acometer qualquer parte do corpo que possua pelos ou cabelos. Ainda não se sabe por que ela acontece, mas herança genética e algumas doenças autoimunes – vitiligo, lúpus ou problemas na tireoide – são fatores que podem provocar a alopecia.

Essa queda brusca de cabelos (que deixa a região lisa e brilhante) pode acontecer em qualquer idade, mas cerca de 60% dos pacientes têm menos de 20 anos. Não há cura, mas o tratamento pode reduzir as falhas e controlar a doença para prevenir uma queda de fios maior. Entre os procedimentos que eu indico, além do uso de medicações como corticoides ou sensibilizantes, está o MMP (Microinfusão de Medicamentos de Medicamentos na Pele), com aplicação tópica de minoxidil e outros ativos diretamente na região das falhas.

Os cabelos podem voltar a nascer na área onde houve queda, geralmente branco e que, com o tempo, volta à sua coloração natural.

***

Por Dra. Ana Carolina Barreto Ferreira: Médica graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina, pós – graduada em Alergia e Imunologia  e pós – graduada em Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. É membro efetivo da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), membro da European Academy of Dermatology and Venereology (EADV), membro titular do Colégio Íbero-Latino-Americano de Dermatologia (CILAD) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC ).

Onde encontrá-la!

Florianópolis – SC: Rua Presidente Coutinho, 579, 2º andar, Centro.
Tel: (48) 3333-0051.

Palhoça – SC:
Av. Barão do Rio Branco, 788, Centro.
Tel: (48) 3242-7777.

Porto Alegre – RS:
Rua Carlos Von Koseritz, 986, Higienópolis.
Tel: (51) 4061-1104 |WhatsApp:  (51) 99714 1104.

Porto Alegre – RS:
Rua Professor Annes Dias, 154, sala 404, Centro.
Tel: (51) 32129841 | WhatsApp: (51) 99940 2322.

www.anacarolinabarretoferreira.com.br

Comentários

Comentários

Confira também

Proteja e trate a sua pele no inverno – por Dra. Ana Carolina Barreto Ferreira

O frio já chegou e, em breve, estaremos no inverno. Os cuidados com a pele ...