Bioimpedância: Nutricionista Ursula Romano explica a avaliação que mede a composição corporal

Manter o corpo saudável e em forma requer muitos aliados. E para isso existem vários métodos que ajudam no controle do peso e, consequentemente, a manutenção da saúde. Um deles é a Bioimpedância, uma avaliação realizada através de uma balança específica que mensura toda a composição corporal do paciente. É indicada para quem deseja uma estimativa mais criteriosa e, consequentemente, um tratamento e acompanhamento mais específico e individualizado seja para fins estéticos, de saúde ou até mesmo quando vai iniciar ou já pratica alguma atividade física e quer um controle melhor dos resultados.

Bioimpedância - balança tetrapolar inbody - nutricionista ursula romano

A avaliação é realizada por uma uma balança especial que emite uma multifrequência (impossível de ser percebida e sentida pelo paciente) através de eletrodos localizados nas mãos e pés (tetrapolar). Com esta leve corrente que passa pelo tecido muscular e não pelo tecido da gordura que, por não conter água (“veículo” da corrente) bloqueia sua passagem, é possível mensurar toda a composição corporal. No final, a balança emite um relatório (impresso e de fácil entendimento) com a demonstração e descrição completa. Nele é mostrado:

• Peso total;
• Massa muscular em kg;
• Massa de gordura em kg;
• Água total do corpo;
• Massa sem gordura;
• Percentual de gordura, dentre outros.

Todos esses dados são demonstrados em uma escala onde se tem a faixa de normalidade e onde a pessoa se enquadra para que fique fácil o comparativo. Desta forma, ao final do relatório, é apresentado um controle sugerindo quantos kg de músculos a pessoa deve ganhar e quantos de gordura deve perder para chegar aos níveis ideais. Este controle é uma sugestão, pois o/a nutricionista, juntamente com o/a paciente, poderá estimar as metas de forma mais adequada aos objetivos e desejos do paciente em questão. Além disso, aparece no relatório como está a distribuição de massa muscular e massa de gordura no corpo, sendo esta demonstração na forma de desenho e também numérica (quantos kg de massa muscular e gordura, assim como o % em cada área do corpo) e a faixa de normalidade para controle.

Frisando que é impossível sentir a passagem desta leve corrente pelo corpo. Há diferentes tipos de balança de bioimpedância. As tetrapolares de marcas confiáveis produzem resultados melhores e eficazes.

Bioimpedância - balança tetrapolar inbody - nutricionista ursula romano_

O principal objetivo da avaliação é mostrar de forma clara como está a composição corporal do indivíduo e controlá-la de forma mais fidedigna. Ou seja, a pessoa pesa 70kg. Mas, destes 70kg quantos são correspondentes a gordura, quantos são correspondentes a músculos? E onde a massa muscular e de gordura está mais localizada? Há uma concentração em uma determinada parte? Tais respostas são importantes e ajudam muito no tratamento que passa a ser mais específico. Como por exemplo, uma pessoa que está com massa de gordura em excesso, porém distribuída em todo o corpo terá um tratamento voltado para emagrecimento com estratégias específicas, diferente se o excesso de gordura se encontrasse somente na parte abdominal. Neste último caso há estratégias excelentes de suplementação nutricional específicas à perda de gordura na região abdominal, assim como há outras excelentes para emagrecimento geral.

A avaliação através da Bioimpedância demora menos de 3 minutos. Recomenda-se que nas 24 horas antecedentes, o paciente não deve consumir álcool e nem praticar nenhuma atividade física intensa. Já nas 12 horas antecedentes, não tenha frequentado saunas. Pelo menos nas 2 horas antecedentes, recomenda-se jejum inclusive de água; nos 30 minutos antes recomenda-se urinar e, por fim, já no consultório, a indicação é que o paciente permaneça em repouso 5 a 10 minutos antes de realizar a avaliação.

Contraindicações

Algumas restrições para a realização do exame são os portadores de marcapasso ou de outros aparelhos eletrônicos equivalentes, como pinos, e gestantes. Aos que possuem placas metálicas em braços e pernas podem ter os resultados um pouco alterados, exceto se for apenas de um lado.

***

_Nutricionista Ursula Romano - Barra da tijuca - rio de janeiro_2Por Dra. Ursula Romano: Formada pela Universidade Federal UNIRIO, com especialização em Nutrição Esportiva Funcional.

Onde encontrá-la!

Centro de Nutrição Flávia Cyfer: Av. das Américas, 3500 – Bloco 7, Ed. Hong Kong, Sala 219 – Le Monde Office

Goa Health Club: Av. dos Flamboyants, 855 – Sala 304/305 – Península Open Mall | Agendamento de consultas: (21) 98164-8870 ou ursularomano@hotmail.com | www.facebook.com/ursularomanonutricionista | @ursularomano_nutricionista

Comentários

Comentários

Confira também

Jejum Intermitente, Nutrição Funcional e Dieta Genética: Dr. Fábio Bicalho explica as três práticas para perda de peso com saúde

Uma das condutas que sempre indiquei aos meus pacientes que almejam emagrecer é a de ...