Cariocas podem confessar a invejinha boa que tinham das paulistas por terem Celso kamura. Mas agora já podem pedir perdão e agradecer (a Deus!) e aos apresentadores e casal bacaninha, Luciano Huck e Angélica, por trazerem o mago das madeixas para a Cidade Maravilhosa. Sim, ele está entre nós, mas precisamente no recém-inaugurado Village Mall, shopping estrelado, na Barra da Tijuca. A dupla entrou como sócia do cabeleireiro e maquiador e, hoje, o Rio de Janeiro pode ter uma filial de um dos salões mais festejados e badalados do país. Em recente entrevista ao jornal O Globo, no caderno Ela, Kamura explica porque disse sim ao convite da família Huck. “Eles são empreendedores e profissionais. Gosto muito da Angélica porque não faz o gênero dondoca. É alguém que gosta de trabalhar. Isso me deixa seguro para dar esse passo”, conta.

Com mais de 30 anos de carreira, Kamura é referência no mercado brasileiro e internacional de beleza. Seja em seus salões, nos ensaios que assina, nas capas de revista ou nos desfiles do estilista Alexandre Herchcovitch, onde é responsável pelos looks, este profissional é exemplar. Suas palavras-chaves são modernidade, qualidade e personalidade. Aliás, este último quesito é fundamental, pois seu padrão é não seguir tendências e sim dar seu toque pessoal nos elementos que a moda dita como tendência. O resultado disso é a garantia de visuais únicos, de extrema beleza e exclusividade, com conotação artística. “O profissional tem que ter uma assinatura, e a minha é essa coisa do artista”, disse ainda na entrevista ao jornal O Globo.

A cidade de Bela Vista do Paraíso, no Paraná, deve ter orgulho de seu filho. Kamura saiu de lá já carregando na bagagem os traços do que seria no futuro, já que desde cedo ficava fascinado ao ver sua irmã se maquiando. Foi assistindo à ela em torno de pinceis, batons e sombras que Kamura começou a usá-la como cobaia em seus experimentos de make e claro, as amigas dela também. Ninguém fugiu. Também pudera, não é sempre que se encontra uma pessoa habilidosa na arte de maquiar em casa. Daí para achar um trabalho foi um pulo. A notícia se espalhou e uma amiga comentou que um salão de um conhecido precisava de um maquiador. E ali, por acaso, começou a trajetória de sucesso do hair stylist que tem hoje em sua lista de clientes nomes como, Patrícia Poeta, Marta Suplicy, Supla, Ana Hickmann, Gianne Albertoni, Juliana Imai, Izabel Goulart, Grazi Massafera, Juliana Silveira, Daniele Valente, Sthefany Brito, Larissa Maciel, Christiane Torloni, o casal, agora sócios, Angélica e Luciano Huck e a presidente Dilma Rousseff. Ela mesma, a mulher que, segundo a Forbes, é uma das personalidades e representante feminina mais importante do planeta, teve seu visual repaginado pelo hair stylist para a campanha presidencial de 2010. O resultado todos sabem.

Para chegar a este nível não é fácil. E para kamura não foi diferente. Com muito trabalho e busca por conhecimento – ele é autoditada – o profissional conquistou muitas coisas, pois sabe usar a simplicidade e a conversa franca com os clientes. Ainda na entrevista ao Globo, ele cita o segredo de seu sucesso. “O babado é descobrir do que cada mulher gosta”. Entender a gente, quem não quer? É por isso que coleciona em seu currículo, eventos importantes como, em 2005, quando interpretou a coleção da Wella para o mundo inteiro; em 2006, ao ser jurado em um concurso mundial de hairstylist em Londres ou ao participar das maiores semanas de moda do mundo como Londres, Paris, Nova Iorque e São Paulo.

Assim como cantava Cazuza, “o tempo não para” para kamura. Mal inaugurou seu espaço no Rio e já tem outros projetos quentinhos prontos para nosso delírio. O ano de 2013 já começa com a abertura de uma rede de 15 salões com conceito de beleza express, em São Paulo. Além disso, ele fechou uma parceria com a  Toyota Tsusho, do grupo Toyota, para lançar uma linha de maquiagem para a pele brasileira, em processo de desenvolvimento no Japão e foi convidado para assinar uma linha de escovas de cabelos com a Indústria Fidalga. Fora isso, kamura possui uma linha de produtos de beleza de alta qualidade e ainda consegue em meio a tudo ministrar seus dois salões, aliás, três.

O Rio de Janeiro continua lindo e será ainda mais com a chegada de Celso. Pode vir, Kamura, o Cristo Redentor está a tempos de braços abertos só esperando por você.

Onde encontrá-lo na Cidade Maravilhosa:

CKamura

Avenida das Américas, 3.900
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Em São Paulo:

Rua da Consolação, 3679 | Tel. (11) 3061-5500

Galleria Shopping – Alameda de Serviços – Rodovia D. Pedro I, km 131,5
Jardim Nilópolis – Campinas | Tel. (19) 3207-0752 / 3207-0995

www.ckamura.com.br

Por Fernanda Lima