Proteja e trate a sua pele no inverno – por Dra. Ana Carolina Barreto Ferreira

O frio já chegou e, em breve, estaremos no inverno. Os cuidados com a pele devem ser especiais nessa época do ano, principalmente para evitar o ressecamento e prevenir algumas patologias comuns à estação, como a rosácea e a dermatite seborreica (caspa). É nessa época também que os tratamentos estéticos mais agressivos, como os peelings químicos profundos, são indicados.

Primeiro, para evitar que a sua pele desidrate e adquira rugas, é essencial mantê-la sempre hidratada. Prefira produtos mais cremosos e com óleos vegetais, ureia e ácido lático na composição (pois esses ajudam a reter a água na pele). Durante os banhos, vale a mesma regra para os sabonetes: prefira os líquidos, de glicerina (com Ph fisiológico) ou hidratantes, e nada de utilizar sabonetes antissépticos, que ressecam ainda mais e ainda removem a proteção natural da pele!

Os lábios costumam ressecar bastante, principalmente se além do frio há muito vento. Use hidratantes específicos para essa região, com efeito emoliente, lubrificante e reparador. Aqui, vale a dica: aplique antes de dormir uma camada generosa de pomada de dexpantenol (para assaduras) nos lábios. Aproveite para passar também nos cotovelos, joelhos, nas cutículas e nos pés. A pomada tem efeito regenerador da pele e evitará que ela resseque durante a noite.

Evite banhos muito quentes e longos! Quanto mais quente a água, mais ela remove a oleosidade natural da pele, que é importante para mantê-la hidratada e protegida. Os banhos quentes e demorados podem até piorar eczemas e dermatoses, como a caspa e a rosácea. Prefira banhos curtos e com água morna.

Aproveite o inverno para apostar nos tratamentos mais invasivos, que normalmente não devem ser feitos quando a exposição solar é grande: os peelings químicos para tratar rugas e cicatrizes de acne são um exemplo, assim como o microagulhamento com agulhas mais profundas e o uso de clareadores.

***

Por Dra. Ana Carolina Barreto Ferreira: Médica graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina, pós – graduada em Alergia e Imunologia  e pós – graduada em Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. É membro efetivo da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), membro da European Academy of Dermatology and Venereology (EADV), membro titular do Colégio Íbero-Latino-Americano de Dermatologia (CILAD) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC ).

Onde encontrá-la!

Florianópolis – SC: Rua Presidente Coutinho, 579, 2º andar, Centro.
Tel: (48) 3333-0051.

Porto Alegre – RS:
Rua Professor Annes Dias, 154, sala 404, Centro.
Tel: (51) 32129841 | WhatsApp: (51) 99940 2322.

www.anacarolinabarretoferreira.com.br

Comentários

Comentários

Confira também

Dra. Ana Carolina Barreto Ferreira explica como identificar e tratar alergias a alimentos e medicamentos

As alergias alimentares são comuns (cerca de um quinto da população tem reações adversas a ...