Dicas de alimentação saudável para o carnaval; por nutricionista Diana Jesoirens

O carnaval está chegando com muito confete e serpentina. E para quem ama curtir intensamente os quatro dias de folia (ou mais para os foliões mais empolgados) é preciso cuidar da saúde para manter o pique e não perder a maratona de festas. O essencial é manter uma dieta saudável, incluindo alimentos que ajudem no aporte de nutrientes para fornecer energia e disposição. Com alimentação e hidratação adequadas você consegue prolongar os cortejos do Rei Momo evitando mal estar, fadigas intensas, câimbras e dores.

alimentação saudável no carnaval - diana jesoirens

Confira!

  • No café da manhã, inclua frutas, iogurte, suco de laranja, pão integral, granola e água de coco no cardápio. A primeira refeição do dia é essencial para aguentar o dia de folia.
  • Frutas como abacaxi, maracujá, melão Manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular. Eles também ajudam a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca, assim como a couve, brócolis, couve-flor e repolho.
  • Invista em alimentos ricos em carboidratos complexos e integrais. Eles irão ajudar no aporte de energia.
  • Exemplos de alimentos de fácil digestão, que também ajudam no aporte de energia para segurar os dias de folia, além de ajudar a nutrir os tecidos: cereais integrais (arroz integral), saladas de verduras e legumes, saladas com proteínas (atum, sardinha), dar preferência ao azeite e aos óleos de linhaça, de chia, de gergelim e frutas.
  • Hidrate-se! Nada de sair pulando nos bloquinhos e na avenida sem se hidratar. Beba água, além de água de coco, pois é indicado para equilibrar os eletrólitos perdidos com o suor. Além disso, opte por sucos naturais (não coados) ao invés de refrigerantes. Invista também em açaí.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, seu consumo não é saudável. Mas como o carnaval é uma época difícil de recusar, não esqueça de se hidratar sempre antes, durante e depois de consumir tais bebidas. O álcool provoca desidratação, sendo a principal causa do mal-estar, a famosa ressaca. Não beba álcool com o estômago vazio.
  • Consuma bastante frutas e evite alimentos gordurosos (frituras, salgados e sanduíches ricos em calorias, como os vendidos em fast food). Tudo isso é importante para não sobrecarregar o fígado, que estará trabalhando intensamente para metabolizar o consumo do álcool.
  • Para combater dores de cabeça e enjoos em geral, invista na combinação água de coco com gengibre em jejum. Pode ser o gengibre em pó, mais prático, e acrescente 1 colher de café para 1 copo de água de coco.
  • Evite alimentos ricos em açúcar, como sucos de caixinha, sorvetes em excesso, balas nos intervalos, doces em geral.
  • Invista em hortaliças e frutas cruas, por serem fontes de vitaminas e minerais, além das fibras, para que ocorra o metabolismo adequado de carboidratos, gorduras e proteínas.
  • Cuidado com os alimentos vendidos pelos ambulantes – muitos são expostos a temperaturas inadequadas para sua conservação, provocando o aparecimento de bactérias que causam intoxicação alimentar. Tente preparar seu próprio sanduíche, preferindo pães integrais, recheados com peito de peru, queijo branco, ricota, atum, além de hortaliças e legumes (folhas em geral, cenoura e beterraba ralada, tomate, etc).
  • Após a folia, invista em uma alimentação detox, principalmente se houve excessos com o consumo de álcool. Invista em alimentos nas cores verde-escuro, vermelho, amarelo, alaranjado e roxo, como couve, repolho branco e roxo, brócolis, além de cebola e alho. Na cocção, prefira deixá-los al dente para que não percam os principais nutrientes responsáveis pela limpeza hepática.Bom Carnaval!

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Diana Jesoirens - nutricionista - Botafogo_2Por Diana Jesoirens: Nutricionista formada pela UFF, pós-graduada em Nutrição Funcional, Ortomolecular, Nutrigenômica e Pós-Graduada em Nutrição Esportiva Funcional.

Onde encontrá-la:

Atendimento atual na Rua Teresa Guimarães, 20 ( Tel: (21) 3796-0130). Em breve, na própria clínica, a Nutryfit, na Rua Paulo Barreto, 90. Ambos endereços em Botafogo, no Rio de Janeiro.

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