Dieta sem Glúten, funciona? Dra. Luciana Granja, médica, explica

Quando digitamos o verbo “emagrecer” na busca do Google, sabe quantos resultados aparecem? Mais de 5 milhões. Sem contar todas as suas variações, como a palavra “emagrecimento” ou frases como “emagreci comendo”. Esta procura por métodos milagrosos para perder peso é incessante e a última novidade é a Dieta Isenta de Glúten que consiste em, como o nome já diz, retirar totalmente o glúten da alimentação.

Dieta isenta de glúten - Dra Luciana Granja

Então, isso funciona?

A princípio, o único problema que realmente exige a restrição do glúten é a doença celíaca, causada por uma proteína encontrada no trigo. Não há nenhuma garantia de que ao cortar o glúten, há uma perda de peso, mas se minimizamos o seu consumo, presente em muitas fontes de carboidratos, haverá redução de colorias e, consequentemente, de peso. No entanto, estudos ainda não comprovam a validade dessa dieta; e por mais que, a princípio, não apresente nenhum risco, é necessária a avaliação e acompanhamento de um profissional, e manter um plano alimentar balanceado.

Para quem deseja seguir a dieta, e nunca teve problemas com o consumo de glúten, o fundamental para a manutenção da saúde é ter uma dieta balanceada através da ingestão de nutrientes. Pode-se fazer uma retirada por um determinado período e depois reintroduzir na dieta. Enfim, a avaliação profissional para os objetivos, ou possíveis sintomas, é fundamental para o consumo ou corte do glúten.

***

Dra.-Luciana-Granja-Medicina-Ortomolecular-ok-465x620Por Dra. Luciana Granja: Médica com especialização em pediatria e cardiopediatria. Comanda sua própria clínica, na Barra da Tijuca, com foco em tratamentos que emagrecem de forma saudável por meio de um equilíbrio de vitaminas e minerais.

Onde encontrá-la!
Rua senador Rui Carneiro, 301 Sala 201 Cob. 302 – Recreio
Tel.: 2480-8075 | 2490-0293
www.dralucianagranja.blogspot.com.br
luciaped@ig.com.br

www.facebook.com/dralucianagranja

Instagram: @dralucianagranja

 

 

Comentários

Comentários

Confira também

Acúmulo de gordura no abdômen e o risco de doenças cardiovasculares – Por Dra. Luciana Granja – Performance Humana e Emagrecimento

Olhe-se no espelho e observe se sua circunferência abdominal cresceu. Se a resposta for positiva, ...