Entre em forma já! Conheça 12 aplicativos de dieta para celular

Os smartphones são, sem dúvida, uma das maravilhas da vida moderna. É difícil encontrar alguém que não esteja “in loving” com estes aparelhos que só faltam voar. Bom, além dos essenciais aplicativos do facebook, twitter, WhatsApp, Instagram (e os joguinhos, porque mulheres também se viciam!), há outras ferramentas que ajudam (e muito!) a vida ser mais fácil. Basta fazer um download e pronto, tudo na telinha, ali na mão. Além de entretenimento e serviços indispensáveis como acessar a conta bancária, já existe à disposição dezenas de apps para fazer algo que, muitas vezes, sempre deixamos para segunda-feira: a dieta.

Então, para não perder mais a oportunidade de entrar em forma, selecionamos os aplicativos que estão bombando entre as ávidas por tecnologia e solução imediata. Tem para vários estilos de vida e necessidades e muitos  deles custam apenas o tempo gasto para baixar e estão disponíveis para Android e iPhone. Simples assim. Se você estava atrás de um aplicativo para esquecer as guloseimas e se entregar a uma alimentação saudável, eis que temos a solução. Mas, lembre-se que toda dieta deve ter o acompanhamento médico, pois em muitos casos a obesidade está associada a doenças. Além disso, os apps não devem ser usados isoladamente, pois há pessoas e pessoas, com metabolismos diferentes e isso precisa ser considerado para que os resultados sejam alcançados com saúde. Prepare seu smartphone e comece a dieta já! Sem mais desculpas, viu!

Confira a lista!

Calculadora de calorias
Desenvolvido pela revista Boa Forma (Editora Abril), o aplicativo ajuda a emagrecer, engordar ou manter o peso. Calcula a cota de calorias que devem ser ingeridas por dia para atingir o peso desejado, indica treinos de exercícios e estimula o consumo de água. Faz um balanço calórico do seu dia e mostra se o saldo é positivo ou não. Escorregou e comeu um docinho? O app tem uma categoria na qual você registra o deslize e ele refaz o cálculo de calorias para o seu plano.

Nutrabem
Estimula a escolha dos alimentos não só pelo valor calórico, mas também nutritivo (vitaminas, minerais, proteínas e fibras). Para isso, apresenta os itens em uma tabela de equivalência nutricional, que auxilia na substituição dos pratos. Possui diário para o registro das refeições, aponta as calorias ingeridas versus as recomendadas, permite simular as refeições antes do consumo para possíveis correções e fornece lista de consulta com mais de 1.500 alimentos e receitas.

Dieta assistente
Você seleciona o seu objetivo de perda de peso e automaticamente o aplicativo apresenta opções de refeições para todos os gostos (vegetarianas, de proteínas, balanceada…). Para orientar o plano de dieta, oferece ainda lista de compras, calculadora de índice de massa corpórea (IMC), dicas de saúde e nutrição, truques para afinar rápido e opção de fórum nas redes sociais para falar sobre o programa de emagrecimento com outros usuários.

Medida certa
O quadro do fantástico (Rede globo) virou um aplicativo com base na reeducação alimentar aliada à prática de atividade física diária. O programa dá dicas de nutrição e séries de exercícios recomendadas pelo personal trainer Marcio Atalla. Ainda envia informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

My Fitness Pal
Além de ser um contador de calorias, apresenta mais de 600 mil sugestões de receitas light e nutritivas, entre doces e salgados. Dá a opção de postar o regime e os exercícios que estão sendo seguidos no facebook e no twitter – a ideia é que os amigos acompanhem (e motivem!) todo o esforço que você está fazendo.

Visual diário de dieta
Permite um acompanhamento do regime realizado com fotos e medidas do seu corpo. É possível ver a transformação da silhueta antes, durante e depois da dieta, o que motiva a seguir firme no plano. O aplicativo faz a comparação das imagens, mostrando em detalhes a mudança ao longo processo de emagrecimento.

Dieta e Saúde
É encontrado nas versões site e aplicativo para celular. Depois de uma avaliação com base em peso e altura, o usuário recebe a dieta dos pontos. O plano dispõe de diversas ferramentas: contador e pontos de alimentação (faz controle diário do consumo), contador de pontos de exercícios (verifica o quanto foi gasto com atividade física), evolução do peso (monitora os quilos do usuário com alertas, gráficos e histórico da variação). Também ensina a fazer a manutenção do peso atingido, oferece apoio aos nutricionistas e dá dicas de saúde. O aplicativo oferece um banco de dados de alimentos com diversas informações, como: quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e calorias. Ele também traz ferramentas que possibilitam a avaliação do peso ideal e fazem indicações de dietas baseadas em um programa de pontos.

Peso
O Peso é um aplicativo simples que auxilia a medição do seu índice de massa corporal (IMC), baseado em dados como peso atual e altura. O resultado é um valor aproximado, que aponta o seu peso ideal. Basta inserir as informações e conferir os resultados.

Contador de calorias
O usuário cadastra um login que permite sincronizar os dados do app com o site FatSecret – comunidade sobre dieta e alimentação. A partir do perfil, calcula a Ingestão Diária Recomendada (IDR) e mostra porcentualmente o quanto a pessoa já comeu no dia. Além das calorias ingeridas, registra as calorias perdidas. Uma lista de exercícios físicos está disponível. Mas o objetivo mesmo é contar quantas calorias a pessoa gasta durante um dia todo e comparar com o consumo de alimentos. Por isso, não se assuste com o dado de que dormir por oito horas consome 461 calorias. Dá informações nutricionais sobre produtos genéricos ou alimentos de marcas ou restaurantes específicos. Clicando no ícone de um código de barras, a câmera do celular automaticamente captura a imagem do código do produto e revela informações nutricionais, o que economiza tempo de digitação.

TecnoNutri
A partir das informações de perfil, o aplicativo calcula o Índice de Massa Corporal (IMC), faz uma estimativa de calorias necessárias por dia (de acordo com o objetivo, por exemplo: perder 5 kg) e monta uma sugestão de dieta.
Em um gráfico, é possível acompanhar a evolução do peso. Tem informações nutricionais de 2 mil alimentos. Os lembretes da hora de cada refeição ou de tomar água podem ser irritantes ou úteis: basta ativar ou não a ferramenta.

Libra
Controlar a alimentação, o peso e os resultados de uma dieta são tarefas que exigem organização e disciplina. Testamos as funções de cinco aplicativos gratuitos e disponíveis em português que ajudam nesse trabalho. Um estudo americano, inclusive, concluiu que o uso de apps para controlar um regime é fator de incentivo: quem usou a tecnologia perdeu em um ano, em média, 3,9 quilos a mais do que quem seguiu a dieta sem essa ajuda. No primeiro acesso a qualquer um dos aplicativos, não tenha preguiça de fornecer dados como peso, altura, data de nascimento e metas. Os aplicativos sugerem uma dieta ou número de calorias diárias necessárias para alcançar o objetivo com base nessas informações. Vale lembrar: os próprios desenvolvedores dos apps ressaltam que o uso dos aplicativos não substitui o papel de um médico ou nutricionista.

Lose It
O Lose It controla os alimentos que você consome e também te ajuda com os exercícios físicos.  Com esse app você pode postar relatórios nas mídias sociais Com esse app você pode postar relatórios nas mídias sociais, além de visualizar gráficos da sua evolução e ainda avisa quanto falta para chegar ao seu objetivo. O app ainda possui uma lista com as calorias de várias comidas para que você possa conferir sempre.  Esse aplicativo também é de graça.

Comentários

Comentários

Confira também

Jejum Intermitente: Por Dr. Flávio Madruga, de São Paulo, pós-graduado em Nutrologia

Se você é um aficionado por assuntos ligados à nutrição saudável, já deve ter ouvido ...