Exercícios físicos e o uso de anticoncepcionais – Dra. Luciana Granja – Emagrecimento e Performance – Recreio

As mulheres sempre se destacaram nos esportes, mas infelizmente sempre tiveram que correr e batalhar muito para obter conhecimento a respeito dos aspectos anatômicos, psicológicos e principalmente hormonais que afetam seu desempenho nas atividades físicas.

Os benefícios da prática de exercícios físicos são comprovados para ambos os sexos, que incluem, dentre eles, variações no perfil hormonal, inclusive por uso de contraceptivos orais. Pesquisas realizadas identificam potencial para variação no desempenho aeróbico, capacidade anaeróbia, potência anaeróbia e força reativa ao longo do uso de contraceptivo oral.

O anticoncepcional hormonal oral diminui a quantidade de testosterona livre, influenciando na performance física, ganho de massa muscular e queima de gordura. Esta redução pode ocasionar um estado de deficiência que se manifesta na diminuição da libido, bem-estar, energia, humor, perda de massa muscular e óssea. Seu déficit dificulta o processo anabólico, podendo ocorrer o contrário do que desejamos – o catabolismo (dificuldade em manter massa magra, muscular), apresentando ainda ganho maior de gordura e até redução da massa óssea.

A reposição de testosterona em mulheres fora da menopausa com sinais e sintomas de déficit deste hormônio como perda de massa muscular, cansaço e baixa resposta sexual deve ser prescrita por médicos. Apesar de controverso, muitos profissionais já indicam este tipo de tratamento, tendo em vista a literatura existente. Deve se atentar aos efeitos colaterais primários em geral reversíveis com ajuste de dose como, por exemplo, queda de cabelo, acne e aumento de pelos pelo corpo.

A forma mais prática para se evitar os prejuízos que o anticoncepcional traz aos resultados dos treinos, é através do uso de suplementos naturais que levem ao aumento da testosterona livre no organismo, a prática de exercícios de alta intensidade como musculação e melhora do estilo de vida. A troca do anticoncepcional hormonal por DIU de cobre ou camisinha pode ser a solução deste problema em mulheres jovens

 

Fonte: Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

***

Por Dra. Luciana Granja: Medicina Integrativa, Performance Humana e Emagrecimento. Médica com especialização em pediatria e cardiopediatria. Comanda sua própria clínica, na Barra da Tijuca, com foco em tratamentos que emagrecem de forma saudável por meio de um equilíbrio de vitaminas e minerais.

Onde encontrá-la:

Rio de Janeiro: Rua senador Rui Carneiro, 301, Sala 201 Cob. 302 – Recreio. Tel.: 2480-8075 | 2490-0293

São Paulo: Av. Jurema, 380 – Moema

Mato Grosso do Sul: Gastrocor – Rua Munir Thomé, 682 – Centro – Três Lagoas. Tels.: (67) 3522-5847 | 3522-8602

WhatsApp para marcação de consultas: (21) 99762-8042 E-mail: luciaped@ig.com.br

www.dralucianagranja.blogspot.com.br

Comentários

Comentários

Confira também

Fatores que podem prejudicar o emagrecimento – Por Dra. Luciana Granja, Recreio

Começar a trilhar o caminho do emagrecimento não é tarefa fácil. Cada pessoa que toma ...