Gripe, resfriado, pneumonia? Dra. Roberta Fittipaldi, Pneumologista, explica a diferença; consultório no Flamengo e Botafogo

Muitas vezes não é fácil diferenciar os sintomas destas três doenças muito comuns no nosso dia a dia: Gripe, Resfriado e Pneumonia. Mas hoje vamos esclarecer de uma forma mais simples como entender um pouco os sintomas e o tratamento dessas três entidades clínicas.

Gripe-Resfriado-Pneumonia-Dra-Roberta-Fittipaldi

O resfriado é causado por vírus respiratórios que se alojam nas nossas vias aéreas superiores, por isso os sintomas mais comuns são tosse, geralmente seca, coriza, rouquidão e, por vezes, dor de garganta. Os sintomas são leves e não veem acompanhados de febre, em torno de 1 semana tem resolução e não necessitam de nenhuma medicação específica para o tratamento, pois a doença é auto- limitada.

A gripe possuiu sintomas muito semelhantes ao do resfriado, porém são mais intensos. São acompanhados de febre, prestação intensa e, em alguns casos, necessita de avaliação médica. O agente causador da gripe também é vírus, sendo o mais comum o Influenza, o qual hoje existe vacina específica para evitar a doença e controlar os sintomas. Para tratamento da gripe, recomenda-se repouso, hidratação, antitérmicos e, em casos mais graves, pode ser necessário a utilização de um antiviral.

Já a Pneumonia é uma infecção aguda que acomete o tecido pulmonar. Pode ser causada por bactérias sendo a mais comum o pneumococo e vírus. Os sintomas são de início abrupto com tosse, secreção, febre alta, dor nas costas, prostração e, em alguns casos, falta de ar. O tratamento consiste no uso de antibióticos. O paciente com pneumonia obrigatoriamente deverá passar por uma consulta médica e a realização de exames de sangue e radiografia ou tomografia pulmonar. Para a prevenção das doenças respiratórias infecciosas devemos sempre lavar as mãos, evitar ambientes aglomerados e, em casos selecionados, a vacinação para gripe e pneumonia também está indicada.

***

Dra-Roberta-Fittipaldi-Pneumologia-e-Broncoscopia_1-620x544Por Dra. Roberta Fittipaldi: Médica com Especialização  em Clínica Médica na UNIRIO, Pneumologia e Broncoscopia, na UFRJ. Seu diferencial está na formação em terapia intensiva com experiência em pacientes críticos, além de realizar tratamentos anti-tabagismo e prevenção de doenças. Possui dois consultórios um no Flamengo e outro em Botafogo, zona sul do Rio. Faz parte do corpo docente das principais universidades do Rio: UFRJ e UFF, dando aulas ligadas à Pneumologia, além de dedicar-se ao CTI da Clínica São Vicente da Gávea.

Onde encontrá-la!

Flamengo: Rua almirante Tamandaré, 66 – 909 | Tel.: (21) 2205-1841

Botafogo: Rua Voluntários da Pátria, 445 – 1105 |Tel.: (21) 2480-0405

www.pneumologiafittipaldi.com.br

Instagram @drarobertafittipaldi

 

Comentários

Comentários

Confira também

Vacinação em adultos: Dra. Roberta Fittipadi, clínica médica e pneumologista, explica a importância da prevenção

Prevenir hoje é palavra de ordem na medicina. São tantas as doenças que devemos nos ...