Luiz de Luca: de designer a maquiador profissional com muita paixão à profissão

De designer e analista de sistemas a maquiador profissional, cobiçado por um público imenso que vai desde elenco de novelas, teatros, comerciais de TV às noivas. Assim é Luiz De Luca, formado em Desenho Industrial pela UFRJ, mas conquistado pelo universo da maquiagem. Os louros da profissão de formação – na qual exerceu durante anos, até bem sucedida – não foram páreos ao fascínio que ele tinha pela beleza.

E assim, Luiz uniu seu olho clínico e senso estético apurado para cores, traços e proporções à possibilidade artística de transformar um rosto, caracterizar um personagem ou simplesmente valorizar a beleza feminina. “Sempre gostei de ler a respeito, colecionava revistas e livros sobre o tema, mas achava q era somente um hobby, até que decidi fazer um curso”, diz. Luiz até achava à época que seria apenas para fins de conhecimento, mas não. O hobby virou paixão que se transformou em profissão. “A intenção era apenas conhecer um pouco mais sobre um tema do qual eu gostava, mas mexi com o que estava quieto e tive uma epifania: é isso que eu quero fazer pro resto da vida”, recorda.

Decidido, Luiz correu atrás e, paralelamente com seu trabalho como designer e analista de sistemas, se especializou, ampliou seu networking na área, fez uma série de cursos e workshops com grandes nomes do setor e passou a atuar como make up artist, acumulando grande experiência. “Fiz o curso de maquiador do SENAC, mas onde realmente aprendi e desenvolvi minhas técnicas foram em cursos com maquiadores do mercado, cujo trabalho eu admirava. Eu chegava e perguntava se ele ou ela davam cursos, e eu ia e fazia”, comenta.

Luiz-De-Luca-3-620x930

Atuou no Projac, da TV Globo, onde participou de projetos importantes da casa, como maquiador de elenco (“Cordel Encantado”, “Passione”, “Ti ti ti”, “Caras e Bocas”, “Malhação”, as duas temporadas de “Macho Man”, “Casos e Acasos”, The Voice, entre tantos outros). Trabalhos sazonais, como as vinhetas para o carnaval e especiais de fim de ano também integram o currículo de De Luca. O contato com tantos globais lhe rendeu trabalhos além dos muros do Projac. “Eles eram meus “clientes” durante os 3 anos em que trabalhei, e depois que saí de lá, continuei atendendo alguns de forma pontual”, declara. Inclusive, teve a oportunidade de maquiar a atriz Fernanda Montenegro, algo que considera dentre tantas situações marcantes, uma das mais especiais em sua carreira. “Inacreditável! E que grande dama… realmente especial”, recorda.

Atualmente, trabalha como freelancer, atuando em diversos segmentos: filmes (“Até que a sorte nos separe), peças de teatro (“Depois da queda” e “O desaparecimento do elefante), maquiagem de noivas, comerciais e vídeos promocionais. Faz workshops e palestras sobre maquiagem e beleza para funcionários de grandes empresas e é maquiador Guerlain. Além disso, mantém seu próprio estúdio, onde atende às clientes, com mimos e conforto.

O universo das noivas é outra paixão. Para elas, Luiz desenvolveu um manual exclusivo e divertido para o dia do SIM. É praticamente uma bíblia com truques e dicas mais que preciosos para noivas (e noivos!), com textos e ilustrações graciosas feitas por ele mesmo. O manual aborda dietas e atividade físicas, tinturas e mechas, cuidados com exposição ao sol, colas para cílios e unhas postiças, tira dúvidas do tipo: ‘cabelo preso x cabelo solto’. Além disso, ele orienta a “desprodução” no day-after da noiva. A abordagem dos cuidados pré-casamento começa um mês antes da cerimônia: são muitos tópicos!

Quando perguntado sobre suas influências profissionais, Luiz enumerou pessoas que fazem a diferença e o inspira a ser um profissional cada vez melhor. “Cada profissional me toca de alguma forma, uns pelo resultado impecável da maquiagem que fazem, outros pela combinação inusitada de cores e outros ainda por sua conduta profissional”, afirma.  Dentre os brasileiros, citou Duda Molinos: “sempre!”, Max Weber, Lili Ferraz e Kaká Moraes. Já entre os experts estrangeiros, elegeu Kevyn Aucoin: “referência sempre”, Wayne Goss, Topolino e Daniel Parker. Já quando pensa em gerenciamento de carreira e da vida de forma geral, escolheu Costanza Pascolato, Gloria Kalil, Danuza Leão e Diana Vreeland, como exemplos de conduta profissional impecável.

Como ideal de vida, Luiz deseja ser respeitado como maquiador e viver dignamente do seu trabalho, além de poder viajar muito. Para o futuro, deseja tornar-se referência no mercado de maquiagem e planeja montar seu próprio centro técnico. “Servirá tanto como um espaço de aprendizado como de atendimento diferenciado para cliente”, almeja. Ansiosas para que os sonhos de Luiz se concretizem.

Onde encontrá-lo!

Tels.: (21) 98158-6399/ 98012-5590

Comentários

Comentários

Confira também

Lavoisier: Cobiçado por celebridades e embaixador da Eudora, do Grupo O Boticário

São poucas as pessoas que fazem parte do seleto rol de profissionais de beauté dos ...