Nutricionista Fábio Bicalho tira as dúvidas sobre o consumo de cafeína 

O consumo de cafeína ainda gera muitas dúvidas. Afinal, ela é vilã ou mocinha? Sem dúvidas, se usada de maneira equilibrada, é uma forma eficiente de obter energia. Por isso, é fundamental saber como aproveitar os benefícios desta substância de uma maneira correta.

dúvidas-cafeína-fabio bicalho - nutricionista-

Para começar, é importante conhecer quais as principais plantas que contém o princípio ativo cafeína. Isso mesmo, ela não está presente apenas no café. São elas:

Erva-Mate: folhas e talos da Ilex paraguariensis.

Café: sementes da Coffea arabica.

Chá: folhas da Camellia sinensis.

Cacau: frutos da Theobroma cacao.

Guaraná: frutos da Paullinia cupana.

Dito isto, vamos a forma de consumo para obter o melhor desse ativo:

1.O período da manhã é a melhor hora para o consumo. Quando consumido na coleção, evita a perda de cálcio em alimentos do desjejum.

2.Antes do almoço pode ser uma boa estratégia, pois ajuda na termogênese e também na saciedade.

3.Evite à tarde para não prejudicar o sono.

4.Antes das atividades físicas, melhora o desempenho, porém, aconselho consumir sempre com moderação. O ideal é consumir 30 a 40 minutos antes. Já a quantidade ideal é de 3 a 5mg/kg.

É importante que o indivíduo adulto não apresente nenhum problema cardíaco, não seja idoso, nem gestante ou nutriz. E em uma xícara de chá de café temos 40 mg de cafeína, por exemplo. Evite também misturar a cafeína a outros alimentos. É recomendável utilizar apenas o alimento que contenha a cafeína, como chás, café ou chocolate.

***

Dr-Fábio-Bicalho_perfil-BC1-411x62012Por Fábio Bicalho: Nutricionista Clínico e Funcional. Formado em Nutrição Clínica pela UNESA/RJ, Pós-Graduado em Nutrição Funcional pela UNICSUL/SP.  Supervisor em Segurança de Alimentos diplomado pelo Instituto de Hospitalidade, no Rio de Janeiro, e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e Consultor em Nutrição Corporativa.

Onde encontrá-lo!

Brasília: Maison Darcy Bicalho: SHIS QI 03 CL Sala 208 A – Ed Medical Plaza – Lago Sul | Tel.: (61) 3366-2208 | 3365-1518
Rio de Janeiro: Clínica Dra. Leda Villas Boas: Rua Carlos Góis 375, sala 103 – Leblon | Tel.: (21) 2274-7331
www.fabiobicalho.com.br
www.drfabiobicalho.blogspot.com
www.facebook.com/drfabiobicalho | Instagram: @drfabiobicalho

 

 

 

 

Comentários

Comentários

Confira também

Nutrição Funcional aliada à Criolipólise! Combinação de tratamentos ajudam a combater a gordura localizada; por nutricionista Fábio Bicalho

Na busca pela redução de medidas, duas especialidades podem caminhar juntas no combate à gordura ...