NUTRIGENÉTICA: Nutricionista funcional Fábio Bicalho explica a relação entre a alimentação e o DNA

Você sabe o que a sua alimentação e o seu DNA têm em comum? Tudo! Além das suas características únicas, como a cor dos olhos ou os seus cabelos, o DNA também indica a resposta metabólica a alimentos e como o nosso organismo sintetiza as vitaminas. É por isso que a nutrigenética é tão importante na hora de fazer uma reeducação alimentar.

Em consultório, é possível realizar um exame genético que analisa desde questões relacionadas ao controle do peso quanto a aspectos inerentes à saúde e ao bem estar. Através do exame, é possível analisar as predisposições genéticas a intolerâncias (como ao glúten ou à lactose), alergias, sensibilidades, e até a suscetibilidade ao acúmulo de gordura visceral e à síndrome metabólica, entre outros fatores que podem influenciar a digestão, metabolismo e absorção de nutrientes por cada indivíduo.

Assim, é possível criar uma dieta que será totalmente aproveitada para o funcionamento máximo do organismo, identificando os nutrientes mais importantes e os que devem ser evitados por cada pessoa. Os suplementos nutricionais (multivitamínicos) comprados em drogarias, por exemplo, quando utilizados sem recomendação médica, podem trazer mais malefícios do que benefícios. Isso porque cada organismo metaboliza as vitaminas de forma diferente, e pode ficar “sobrecarregado”.

O exame permite ao paciente, com auxílio do nutricionista, estruturar um programa nutricional personalizado, muito mais preciso e útil, com a elaboração de um plano alimentar completo respeitando o perfil genético individual. Unir a nutrição funcional à nutrigenética é, não somente inovador, como um excelente caminho para obter melhores condutas para quem deseja emagrecer com saúde.

Não existe “receita de bolo”. Seguindo o programa nutricional personalizado para cada paciente, é possível, já após o primeiro mês, perceber mais disposição, energia, melhora do trânsito intestinal e diminuição da retenção de líquidos, que tendem a melhorar ainda mais ao seguir o regime nutricional corretamente. O organismo “trabalha” melhor, fazendo com que o corpo inteiro funcione de maneira mais plena, trazendo bons resultados não só na perda ou manutenção de um peso saudável, como na pele, cabelos e unhas.

Como o exame funciona:

 

É realizada em consultório a coleta de material genético da mucosa bucal para a análise de DNA (em um dispositivo aprovado pelo Ministério da Saúde italiano), que pode dizer o quanto cada um de nós está geneticamente exposto a danos causados pelos radicais livres e quais e quantos antioxidantes são necessários para combater o estresse oxidativo, adiando os sinais típicos do envelhecimento. Com isso, é possível personalizar um tratamento anti-idade tendo como base o perfil genético de cada indivíduo através dessa análise.

 

 

***

 

Por Dr. Fábio Bicalho: Nutricionista Clínico e Funcional, formado pela UNESA/RJ, Pós-Graduado em Nutrição Funcional pela UNICSUL/SP. É Supervisor em Segurança de Alimentos pelo Instituto de Hospitalidade, no Rio de Janeiro, além de membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional e Consultor em Nutrição Corporativa.

Clínica Dra. Leda VIllas Boas
Rua Carlos Góis, 375, sala 103
Leblon – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2249-2696

Maison Darcy Bicalho

SHIS QI 03 CL Sala 208 A – Ed Medical Plaza
Lago Sul – Brasília/DF
Tel.: (61) 3365-1518

www.fabiobicalho.com.br
www.drfabiobicalho.blogspot.com
www.facebook.com/drfabiobicalho
Instagram: @drfabiobicalho

Comentários

Comentários

Confira também

Nutrição Funcional aliada à Criolipólise! Combinação de tratamentos ajudam a combater a gordura localizada; por nutricionista Fábio Bicalho

Na busca pela redução de medidas, duas especialidades podem caminhar juntas no combate à gordura ...