A tosse é um reflexo natural de proteção do aparelho respiratório a estímulos como secreções e poeiras que tentam atingir a via aérea. É uma das queixas mais comuns em consultórios médicos, e afeta todas as faixas etárias. A tosse pode ter inúmeras causas desde infecções virais, o famoso resfriado, até doenças mais graves como enfisema e câncer de pulmão. As causas mais comuns de tosse na pratica médica encontram -se o tabagismo, pois as toxinas do cigarro agem como irritantes da via aérea, sinusite, asma brônquica, e doença do refluxo gastro esofágico também são causas comuns.
O diagnóstico passa por uma avaliação minuciosa realizada pelo médico pesquisando as características da tosse, tempo de início dos sintomas, doenças prévias e atuais, e sintomas associados, como perda de peso, falta de ar, chiado no peito, sangramentos e uso de medicações. Além da história clínica e o exame físico, também podemos lançar mão de exames complementares como de sangue e de imagem. O tratamento específico vai depender da doença que está causando a tosse.
Porém, recomendações gerais podem ajudar a melhorar os sintomas até que o diagnóstico correto seja estabelecido. São elas:
1. Beba bastante líquido, pois ele vai fluidificar as secreções e hidratar a mucosa da via aérea. Dê preferência a líquidos mornos ou quentes como, por exemplo, chás;
2. Durma com a cabeceira ligeiramente elevada. Isso também ajuda nos casos de refluxo gastro esofágico e sinusopatias;
3. Mantenha os ambientes da sua casa sempre bem arejados para evitar o acúmulo de poeiras e facilitar a renovação de partículas contidas no ar;
4. O uso de umidificadores de ar também pode ajudar, pois diminui o ressecamento nas vias aéreas, principalmente o ressecamento causado pelo uso excessivo do ar condicionado;
5. E lembre-se: nunca utilize medicações por conta própria e procure sempre assistência médica para o diagnóstico e tratamento correto da tosse.
***
Por Dra. Roberta Fittipaldi: Médica com Especialização em Clínica Médica na UNIRIO, Pneumologia e Broncoscopia, na UFRJ. Seu diferencial está na formação em terapia intensiva com experiência em pacientes críticos, além de realizar tratamentos anti-tabagismo e prevenção de doenças. Possui dois consultórios um no Flamengo e outro em Botafogo, zona sul do Rio. Faz parte do corpo docente das principais universidades do Rio: UFRJ e UFF, dando aulas ligadas à Pneumologia, além de dedicar-se ao CTI da Clínica São Vicente da Gávea.
Onde encontrá-la!
Flamengo: Rua almirante Tamandaré, 66 – 909 | Tel.: (21) 2205-1841
Botafogo: Rua Voluntários da Pátria, 445 – 1105 |Tel.: (21) 2480-0405
www.pneumologiafittipaldi.com.br
Instagram @drarobertafittipaldi