Você já ouviu falar da Dieta Paleolítica? A nutróloga Fernanda Silva, que atende no Shopping Downtown, na Barra, explica tudo sobre a queridinha da vez

Esqueça todas as dietas que já ouviu ou fez na sua vida. Atualmente, uma vertente tem sido explorada por alguns profissionais de Nutrologia como uma das maneiras mais eficazes para quem almeja qualidade de vida, saúde, manter, perder ou ganhar peso. É a Dieta Paleolítica, ou Dieta Paleo, como é carinhosamente chamado pela nutróloga Fernanda Silva, entusiasta dessa rotina alimentar há alguns anos. A especialista foi uma das precursoras, por isso em suas redes sociais, cada vez que ela posta uma dica da dieta surge uma enxurrada de curtidas e comentários.

Nutróloga Fernanda Silva dieta paleo - rio de janeiro
Nutróloga Fernanda Silva

É impossível ler o nome e não voltar aos tempos dos homens das cavernas. Mas é isso mesmo, pode continuar com essa linha de pensamento. Pois a dieta é baseada na alimentação da era paleolítica. “A nossa dieta Paleo baseia-se na alimentação com a qual nossa espécie evoluiu, que estamos geneticamente adaptados para comer, ou seja, comida de verdade!”, explica Fernanda. A especialista diz ainda que, durante 99,5% da nossa existência, os alimentos refinados como açúcar e gordura trans nunca fizeram parte da nossa dieta. “Não consumíamos grãos, açúcar, farinhas, alimentos processados. Nossos ancestrais viviam com o que caçavam e coletavam e eram livres de problemas cardíacos, diabetes, obesidade, entre outros”, diz.

A “comida de verdade”, na qual a nutróloga se refere, é a base da Dieta Paleolítica. Fuja, por exemplo, de alimentos que não se encaixam nesse quesito, como açúcar, farinha de trigo (inclusive farinhas na sua forma refinada e integral); soja; óleos de sementes (soja, milho, amendoim, girassol) e óleo de canola e margarina.

Portanto, no cardápio deve entrar carnes (boi, porco, aves, carne de caça, miúdos e órgãos, além de carne de 2ª “mais saborosa e possui mais gorduras saudáveis”, diz Fernanda); peixes e frutos do mar (sardinhas, salmão, cavala ou arenque (ricos em omega-3); ovos; gordura natural (óleo de coco, manteiga, banha, bacon, abacate, gordura natural dos alimentos, azeite de oliva, maionese de azeite de oliva); além de folhas e vegetais (alface, tomate, couve-flor, brócolis, couve, abobrinha, berinjela, pimentão, espinafre, azeitonas, cebola, pepinos, cogumelos, alcaparra, palmito). Para o preparo, ela indica refogar as folhas e os vegetais na banha, manteiga ou no bacon. “Adiciona um sabor especial”, recomenda.

dieta-paleolitica-nutrologa fernanda silva

Com relação às frutas, Fernanda indica a quem não precisa perder peso, mas alerta que ninguém deve exagerar no consumo da frutose – o açúcar da fruta, pois já é considerado o maior engordativo dos açúcares. Assim, para quem está na situação inversa, tem resistência à insulina e/ou diabetes, o ideal é consumir frutas como abacate e coco que praticamente não têm açúcar. E dá outra dica: “Evite sucos de frutas – coma a fruta! Se quiser um suco, opte pelo limão”.

Pirâmide Dieta Paleo - Dra. Fernanda Silva

Segundo Fernanda, não existe uma única dieta Paleo, pois cada pessoa possui uma individualidade biológica. Por isso, o tratamento é personalizado. “Mesclo tudo e direciono especificamente de acordo com o que o paciente deseja. Até porque somos diferentes, cada um tem suas necessidades e características”, explica. A nutróloga também alerta àqueles adeptos a processos padronizados. “Não existem cardápios prontos, passos, etapas, fases, etc. A Dieta Paleo é autoconhecimento. Quem fizer, irá descobrir muito sobre si mesmo. Adapte sua alimentação à sua realidade, seus horários, sua cultura e seus costumes. É muito fácil fazer isso tudo com comida de verdade”, finaliza.

***


Sobre Fernanda Silva – Nutróloga
: Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença – Fundação Dom André Arcoverde (FAA), RJ. Cursando Pós Graduação em Nutrologia na Universidade Veiga de Almeida, 08/2015. Dentre suas especializações estão: Curso Nacional de Nutrologia do Exercício, 05/2016; Aplicações da Nutrogenômica na Prática Clínica, 05/2016; Curso Ciências da Longevidade Humana e Fisiologia Hormonal Aplicada, 04/2016; XIX Congresso Brasileiro de Nutrologia, 09/2015, entre outros.

Onde encontrá-la!

Barra da Tijuca: Shopping Downtown – Av. das Américas, 500, bloco 6 – Sala 312-A.

facebook: www.facebook.com/familiapaleodafe
Instagram: @drafernandasilvapaleo

www.fernandasilva.med.br

Comentários

Comentários

Confira também

Médica especializada em dermatologia, Letycia Lopes, atende nos Jardins, em São Paulo, e também na Barra da Tijuca

Em São Paulo, na região dos Jardins, a Dra. Letycia Lopes, médica especializada em dermatologia, ...